domingo, 17 de maio de 2009

Notícias novas no front – Comparando os leitores de RSS Google Reader e Feedreader

Notícias novas no front – Comparando os leitores de RSS Google Reader e Feedreader
Se a finalidade maior dos leitores de RSS é facilitar o acesso às fontes de informação preferidas pelo usuário, Google Reader e Feedreader (o leitor que escolhi) cumprem bem a função. Mas comparando o que cada um oferece, considerando o meu dia-a-dia numa redação de jornal, o Feedreader parece mais prático especialmente em dois pontos: facilidade de acesso e apresentação das notícias.
No Feedreader, o usuário tem a possibilidade de criar um atalho para que, tão logo ele ligue seu computador, em um clique tenha acesso às últimas notícias dos sites que escolheu monitorar. O Google Reader, por outro lado, exige que primeiro se faça o acesso à internet. Depois disso, o usuário ainda precisa fazer seu login para ter à disposição o serviço. Para uma rotina em que cada minuto vale ouro, o caminho para o Google Reader é mais demorado. De forma visível não há indicativos no site para criação de um atalho. Pelo menos, eu não encontrei ao utilizá-lo, mas, se existem, deveriam estar em um local de destaque para facilitar o uso das pessoas.
Outro ponto a favor do Feedreader são as possibilidades que o usuário tem de organizar suas notícias por mais de um critério. As informações podem facilmente ser agrupadas por data, origem ou ordenadas pelo canal. Também é possível gerenciar o que vai aparecer na tela logo que o leitor foi acessado. Se o usuário quiser dispensar a coluna que informa a data, por exemplo, ele tem esse recurso.
Sem contar que, a cada atualização, o sistema manda um aviso - se o usuário estiver com o PC ligado - de que novidades entraram em seus canais. O Google Reader não tem esse dispositivo de chamar a atenção do usuário para as atualizações feitas em seus canais. E, se tiver, também precisaria estar mais acessível, melhor localizado no site.
No Google Reader o usuário encontra praticamente os mesmos recursos do feedreader, mas as ferramentas estão "mais escondidas" nesse caso. A favor desse leitor, as sugestões que ele dá ao usuário de sites relacionados com aqueles que foram escolhidos e a possibilidade de compartilhá-los com os amigos.
Ambos os leitores de RSS são boas opções para facilitar o acesso às informações que circulam nos sites que escolhemos, mas no Feedreader, a disposição dos recursos parece mais clara aos olhos, mas rápida. E, em se tratando de internet, quanto menos cliques você der para chegar aonde deseja, melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário