domingo, 24 de maio de 2009

Balões no céu, olhos em transe








Ninguém tirava os olhos do céu de Santa Maria (RS). É verdade que o azul celestial do fim de semana ensolarado já era convite suficiente para virar o olhar às alturas, mas foram os balões, de suavidade imponente, que encantaram quem acompanhou o 1º Festival Internacional de Balonismo da cidade. Desde o dia 21 até esse domingo, 25 equipes do Brasil, do Uruguai, do Chile, do Equador e da Argentina travaram uma disputa nos céus, premiando a população com a beleza do voo de balões das mais diversas cores. Teve até um balão no formato de um bolo de aniversário. É que o evento entrou este ano para as comemoração oficiais do aniversário da cidade, celebrado no dia 17 de maio.
A festa foi mesmo para os olhos do público porque entre os competidores, trabalho e dedicação minuto a minuto para vencer as tarefas. Foram 130 alvos distribuídos em Santa Maria, e os balonistas precisavam se deslocar para atingi-los. Por essas e outras tarefas, definiria-se as equipes campeãs.
Nesse vaivém, quem saiu ganhando foi a população da cidade. Nos quatro dias de festival, balões por todos os lados surpreendiam. Os locais de pouso e decolagem eram definidos pouco antes do começo das provas e, muitos deles, ficavam bem no centro da cidade. Quem viu os balões voando tão pertinho dos edifícios ficou boquiaberto com a surpresa.
- Coisa maravilhosa! Por mim, poderia ter todos os anos – comentou a jornalista Tatiana Dutra, diante de um céu "bordado" de balões coloridos.
Com câmeras fotográficas ou de vídeo e telefones celulares, debruçadas nas janelas, sobre muros ou apoiadas nas sacadas, as pessoas tentavam a todo custo registrar o passeio dos balões, que sobrevoavam toda a cidade no comecinho das manhãs e nos finais de tarde em que o festival movimentou o Jockey Club e a Base Aérea de Santa Maria (Basm). Em alguns pontos, era possível visualizar até 10 balões de uma só vez. Ninguém desperdiçou a chance de, pelo menos, fotografar, já que para andar nos balões, era preciso pagar uma taxa de R$ 250 por pessoa, algo nada acessível para a maioria.
Mas com tamanha receptividade da comunidade, o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) anunciou que, no ano que vem, o festival de balonismo vai integrar um evento ainda maior em Santa Maria, o Brasil Air Game. Com isso, além de balões, o céu da cidade deverá receber competições em aeromodelismo, girocóptero (helicóptero só para uma pessoa) e rali de aviões. Uma mostra do que pode virar atração em 2010 foi levada para o Jockey Club no encerramento do 1º Festival Internacional de Balonismo, neste domingo: aeromodelos fizeram voos sobre a multidão de mais de 10 mil pessoas. Os pequenos aviões, depois da apresentação final dos balões, foram o chamariz na despedida do evento.

Um comentário:

  1. Oi Bruna,
    Muito boa a nota sobre os balões em Santa Maria. A unica observação éque teria ficfado melhor você inserir as fotos dentro do texto para vinculá-las mais diretamente à narrrativa. Mas pode ser que você não tenha conseguido "domar" o Blogger para inserir a foto no lugar desejado.
    No post sobre edição de foto, o ideal teria sido publicar as imagens antes e depois da edição para destacar o teu trabalho. Mas o exercício está OK.
    Os posts sobre audio, buscas, RSS e Web 2.0 perderam a formatação. Acredito que deva ter acontecido alguma coisa com a inserção do embed, mas só vendo no html dos posts. No caso do audio, você poderia ter inserido o tocador de audio como embedment. Bastaria copiar e colar todo o codigo existente dentro da caixa embed na págtina onde está o teu podcast no site YehPlay.
    Como o design ficou prejudicado, comento apenas a narrativa. O texto está muito bom, você tem muita habilidade para escrever.
    Um abrao
    Castilho

    ResponderExcluir